Soluções exclusivas para problemas diversos.

1. Fórmula SE (IF)

O uso da fórmula SE (IF) em planilhas é bastante simples, mas fundamental para qualquer tipo de projeto, por mais elementar que seja. Apesar de não haver segredos, pode gerar certa confusão entre iniciante. A seguir são apresentados alguns detalhes sobre essa fórmula e também exemplos práticos de seu uso.

2. Funcionamento

A formula verifica a veracidade de uma proposição, que pode ser um teste matemático como (1>0), ou um teste textual como, por exemplo, (“a”<>”b”) [obs. os textos em planilhas são representados entre aspas duplas]. A testagem deve ser feita entre elementos da mesma categoria. A comparação (“1” = 1) retornaria um erro porque, o primeiro elemento é um texto, pois está entre parêntese, e o segundo é um número.

Se a proposição for verdadeira, entrega um resultado que pode ser, por exemplo, um texto, como “O NÚMERO É MAIOR”, ou qualquer outro valor numérico, percentual ou mesmo outra formula. Se for verdadeira, entrega outro resultado, que pode ser um outro texto, como “O NÚMERO É menor”.

3. Sintaxe IF (SE)

A sintaxe da fórmula SE é a seguinte:

=SE(teste ; condicao verdadeira ; condicao falsa)

Para completar a fórmula, é preciso informar três parâmetros, separados por ponto-e-vírgula, no caso do Google Sheets: a) o teste; b) o valor, caso o tenha resultado positivo; c) o valor, caso o tenha resultado negativo.

Em uma ilustração simples:

=SE( 1>0 ;"O NÚMERO É MAIOR"; "O VALOR É menor")

No exemplo acima, a fórmula apresentaria como resultado final o texto O NÚMERO É MAIOR.

Diagrama de funcionamento da fórmula SE (IF)
Diagrama de funcionamento da fórmula SE (IF)

3.1 Exemplos de usos

A seguir alguns exemplos de usos práticos do SE:

Exemplo 1) Verificar e avisar sobre atraso de pagamento:

Exemplo de uso da fórmula SE: aviso de atraso de pagamento
Exemplo de uso da fórmula SE: aviso de atraso de pagamento

O exemplo acima apresenta uma planilha de acompanhamento de despesas, com verificação da data de vencimento e um alerta, caso o prazo expire. Pelo caso da imagem acima, na coluna E verifica-se se a despesa detalhada na colula C está com a data (col. D) maior que hoje (C16). Pegando a linha 19, despesa de ÁGUA, a formula SE verifica se hoje (C16) é menor que vencimento (D19). Considerando que hoje (C16) é atualizada todos os dias, de forma automática pela formula HOJE(), no dia em que vencimento (D19) for maior que hoje (D16), a coluna status (E19) exibirá a mensangem “VENCIDA“. Enquanto não for, exibirá o texto de aviso “Aguardando”.     

4. Aninhamento de SEs (SE dentro de SE) 

A fórmula SE também permite aninhamentos consigo mesma. Ou seja, é possível fazer testes recursivos com SEs consecutivos. Isso é útil quando é necessário realizar testes com possibilidades que derivam de uma possibilidade anterior. O esboço abaixo mostra esse cenário:

SEs aninhados
SEs aninhados

Embora seja útil, aninhar muitos SEs pode trazer dor de cabeça e complicar aquilo que deve ser simples. Uma possibilidade, caso seja preciso realizar testes recursivos, é usar a Fórmula IFS, que permite teste múltiplos com uma sintaxe simples.

4.1 Exemplo 2) Um cumprimento simples com períodos dos dias:

O modelo acima mostra um exemplo de texto automatizado, útil para malas diretas, encaminhamentos diversos ou alertas de sistema.  Seu funcionamento é muito simples. O objetivo é formatar um texto automático que cumprimente alguém pelo nome (em C32), e diga a frase “Bom dia”, “Boa tarde” ou  “Boa noite”, dependendo do horário. Como parâmetro global inicial, usa-se a fórmula=HORA(HOJE()), que retorna um número inteiro, de 0 a 23 (1 a 24) horas.

=SE(E(C28>8;C28<=12);"Bom dia"; SE(E(C28>12;C28<=18);"Boa tarde";"Boa noite"))

No teste do primeiro SE, verifica-se a hora é maior (>) 8 e menor ou igual (<=) a 12. Se for, a fórmula é encerrada e devolve o resultado textual “Bom dia”. Se a proposição for falsa, vai para o teste 2, do segundo SE. Nele, será testado se a hora é maior (>) que 12 e menor ou igual (<=) a 18. Se for positivo, a fórmula geral termina e devolve o valor texto “Boa tarde”. Se der falso, a fórmula geral é encerrada e devolve o valor “Boa noite”.

Conclusão

A formula SE é fundamental para qualquer tipo de projeto. É usada para testar semanticamente uma condição, que poderá ser falsa ou verdadeira, retornando um valor distinto para cada dessas duas possibilidades. Além disso, pode ser combinada com outras fórmulas, o que a torna ainda mais poderosa.

Referências Interessantes

https://support.google.com/docs/answer/3093364?hl=pt-BR.

https://support.microsoft.com/pt-br/office/se

https://support.microsoft.com/pt-br/office/fun%C3%A7%C3%A3o-se-f%C3%B3rmulas-aninhadas-e-evitando-armadilhas-0b22ff44-f149-44ba-aeb5-4ef99da241c8

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top